Esta cirurgia reconstrói a musculatura pélvica após parto natural e em alguns casos de obesidade
O procedimento de perineoplastia é feito em mulheres no pós parto para fortalecer os músculos pélvicos caso outros tratamentos não tenham sucesso. A principal função desta cirurgia é reparar as lesões do tecido, buscando recuperar a estrutura antes da gravidez, reconstruindo e apertando os músculos.
A região do períneo fica localizada entre a vagina e ânus, durante o parto podem ocorrer lesões nessa área como frouxidão vaginal.
Com duração de uma hora e uso de anestesia geral, a perineoplastia ocorre no hospital e não exige que a paciente fique internada após o efeito da sedação.
Indicação e recuperação
Este procedimento é indicado para mulheres que tiveram parto normal ou que estão obesas e sentiram a vagina frouxa com diminuição da sensibilidade durante o sexo, incontinência urinária ou alteração intestinal.
A recuperação deste procedimento é rápida, tendo a absorção dos pontos em até duas semanas, mas é preciso usar absorvente, pois pode haver sangramento. Em caso de dor são receitados analgésicos e recomenda-se ingerir água e fibras para evitar prisão de ventre.
Deve ser evitado o contato íntimo por seis semanas, evitar água quente e exercícios por duas semanas, além de ficar em repouso por uma semana.
É preciso atentar-se a sinais como febre, corrimento, dores e sangramentos intensos, caso tenha algum desses sintomas é importante ir ao médico.
Este procedimento precisa ser feito por um especialista e acompanhado posteriormente. O médico irá avaliar as necessidades da paciente e indicará remédios e orientações de acordo com cada caso.