Artigos e notícias

agosto 17, 2021

A visita aos recém nascidos – Regrinhas básicas

Visitas no mesmo dia que o bebê nasceu

A maioria das mamães passa muitas horas em trabalho de parto e depois que os bebês nascem ficam exaustas! Dependendo da hora em que o bebê nasceu (se foi de madrugada, por exemplo) é melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se você for muito íntimo ou um parente bem próximo – como vovós/ôs e titias/os – a mamãe vai lhe querer por perto, mas é sempre bom perguntar antes! Bom senso é tudo!

Sem beijo

Resista à tentação e não beije nem pegue nas mãos do bebê. O beijo no recém-nascido é restrito aos pais e a quem cuida da criança. A principal “porta” de contaminação dos bebês está no rostinho, pelo nariz e pela boca. Note que eles levam com frequência as mãos à boca.

Em casa

É bom aguardar algumas semanas para visitar o bebê em casa. Nunca chegue sem avisar ou fora do combinado.

Não use flash

Cautela também com as câmeras fotográficas e filmadoras. “A luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo”, diz Vera Lúcia. E só quem é mãe de recém-nascido sabe o trabalho que pode dar fazer o filho dormir.

Não fume – nem mesmo antes da visita

Nem pense em fumar. E a restrição vale para horas antes da visita. Segundo o pneumologista Joaquim Rodrigues, as substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e mãos dos fumantes. Os resíduos que permanecem são tão prejudiciais quanto a própria fumaça. O contato do bebê com o material tóxico o expõe a uma probabilidade dez vezes maior de adquirir uma pneumonia aguda e ao aparecimento de um fenômeno chamado de hiperresponsividade brônquica – uma resposta exagerada do pulmão desencadeada quando a criança tem uma maior sensibilidade a infecções respiratórias – como bronquite, rinite e otite.

Passeios e convites

Crianças com menos de três meses não devem ir para locais fechados e aglomerados. Então, não fique chateado se o amigo que está com um recém-nascido não aceitar o convite para a festinha de aniversário do seu filho. No outono e no início do inverno, esses passeios são especialmente perigosos para as crianças com menos de 90 dias. Nesse período, principalmente na Região Sul do país, há muitos vírus circulando e o risco de contaminação aumenta em locais com pouca ventilação e muitas pessoas.

Crianças

Se você já tem filhos, leve-os para conhecer o bebê apenas se conseguir mantê-los comportados e se eles não estiverem adoentados. Lembre-se de sua experiência.

Não peça para acordar o bebê

Sono de recém-nascido é sagrado. Pelo menos para os pais que passam dias e noites acordados, esperando ansiosamente pelo momento em que o bebê finalmente fecha os olhos e descansa. Assim, eles também podem dormir um pouco ou fazer outras atividades. Por isso, se bem na sua hora de fazer a visita a criança estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que o acordem.

Não leve crianças

Se você tiver outra opção, não leve crianças para visitar o recém-nascido. Isso porque os pequenos podem fazer muito barulho ou querer pegar o bebê e beijá-lo sem parar, deixando os novos pais em desespero e você em uma situação constrangedora.

Não se estiver doente

Como o bebê acaba de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por isso, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias.

AGENDAR CONSULTA

Postagens relacionadas

Acesse conteúdos sobre temas relevantes, inovações e novidades da área da saúde, preparados para manter você informado sobre as tendências e descobertas.
Veja mais