Alimentação na gravidez: existe alguma restrição?
Por Rio Branco Centro Médico
25/04/2023 12h05
Saiba mais sobre uma dieta variada, equilibrada e segura
No período de gestação, principalmente no início, é comum surgirem muitas dúvidas. A principal delas é sobre alimentação e quais alimentos podem prejudicar, de alguma forma, o desenvolvimento do bebê.
Nessa fase, alguns nutrientes como o ferro, cálcio e ácido fólico são essenciais para o desenvolvimento e prevenção de possíveis doenças. A dieta precisa ser equilibrada e variada, ou seja, a qualidade vale mais que a quantidade. As refeições devem incluir proteínas, hidratos de carbono, sais minerais, fibras vegetais, vitaminas e gordura.
- Proteínas: peixe, carne, ovos, queijo e soja;
- Hidratos de carbono: pão, batata, massa, arroz e leguminosas;
- Sais minerais: ovo, peixe, carnes bem cozidas, batatas e cenouras;
- Fibras vegetais: cereais e legumes;
- Vitaminas: frutas;
- Gordura: é indicado o azeite puro.
É importante lembrar que o preparo dos alimentos pede uma atenção redobrada. Carne, peixe e ovos crus ou mal cozidos aumentam o risco de infecção por bactérias e parasitas, como Toxoplasma, Listeria, Escherichia Coli e Salmonella. Elas ameaçam a saúde do bebê e podem gerar sequelas, como retardo mental, cegueira e epilepsia. Se não souber a procedência do alimento a melhor opção é evita-lo.
A ingestão de água (no mínimo 1,5 litro por dia) e leite (de 0,5 a 1 litro por dia) são fundamentais. O acompanhamento de um especialista é indispensável, principalmente em uma dieta restritiva com alergia a certos alimentos, diabetes ou regime vegetariano. Consulte regularmente o seu obstetra e não abra mão do pré-natal.