O que é diabetes?
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Diabetes gestacional
O diabetes gestacional tem uma particularidade, ele surge durante a gravidez e costuma desaparecer após o nascimento do bebê. Mulheres que são diabéticas e engravidam não são consideradas portadoras de diabetes gestacional. O diabetes gestacional é aquele que aparece somente após iniciada a gravidez.
Quando aparece na gestação é um sinal de alerta e precisa ser diagnosticado e tratado adequadamente.
Qualquer gestante pode ter diabetes gestacional, mas é mais comum quando há histórico familiar de diabetes, estão acima do peso ou ganhando muito peso na gestação, mulheres mais velhas, com ovários policísticos, em gravidez de gêmeos, já teve diabetes gestacional em outra gravidez ou bebês muito grandes em outra gestação!
Sintomas
O Diabetes gestacional é normalmente assintomático e aqueles que podem surgir acabam ficando mascarados com os da gravidez. Ideal é manter seus exames em dia e realizar o pré-natal corretamente.
Alimentação adequada, diminuição da ingestão de açúcares e gorduras, e atividade física (quando permitida pelo seu médico), são importantes para evitar a doença.
Algumas gestantes precisam de tratamento com insulina; isso não causa nenhum mal ao bebê.
Se não controlado, o diabetes gestacional aumenta os riscos de hipertensão, eclâmpsia e do surgimento de diabetes depois da gravidez.
Quais os riscos para o bebê?
Ele pode ganhar muito peso (o que é chamado de macrossomia fetal) e nascer prematuro, além de ter maiores riscos de obesidade e diabetes quando adulto.