Artigos e notícias

agosto 17, 2021

Infecção urinária é comum na gravidez

As mulheres têm mais resistência do que os homens na hora de segurar o xixi, mas também estão mais expostas às infecções urinárias por causa disso.

Uma das alterações mais comuns que acometem a mulher durante a gestação é a infecção urinária, que atinge de 10 a 20% das gestantes. As mamães devem ficar atentas ao primeiro trimestre da gestação, período que normalmente aparecem os sintomas dessa alteração.

A disfunção ocorre por razões explicáveis: a presença de glicose na urina da mulher grávida aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias.

O primeiro trimestre da gravidez é o período mais susceptível ao surgimento da infecção urinária, o caso mais comum é a infecção baixa, na bexiga, chamada de cistite, a bactéria causadora é “Escherichia coli” uma bactéria integrante da flora intestinal. Nesse caso a infecção urinária é mais branda, mas se não for tratada há tempo e corretamente pode levar ao aborto e seus sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, dor na pélvis e coloração mais escura da urina. O tratamento costuma ser com medicamentos, mas somente o médico pode indicar qual será o tratamento a ser seguido.

Há também um tipo de infecção que acontece com mais frequência no último trimestre da gravidez, um caso bem mais grave conhecido como infecção alta, que acontece nos rins, chamada de pielonefrite. Esta costuma ser assintomática, por isso não é possível percebe-la e os sinais aparecem quando já está no estágio mais grave, quando já atingiu os rins. Os sintomas são: febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

É preciso estar atenta, pois em alguns casos a infecção urinária pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas, porém na maioria das vezes sente-se dor e ardor ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e mudanças no xixi tanto na cor quanto no cheiro podem ser observadas, nos casos mais graves a mulher pode sentir náuseas, febre, urina com coloração extremamente escura, ardor, calafrios e dor lombar, próximo aos rins. Algumas medidas simples podem prevenir o surgimento da infecção urinária durante a gravidez, por isso tome nota:

  • Sempre que sentir vontade vá ao banheiro, não fique segurando ou retendo o xixi, principalmente após as relações sexuais.
  • É fundamental o cuidado com a higiene pessoal.
  •  Tome bastante líquido, principalmente água, de um a dois litros por dia.
  • Procure sempre usar calcinhas de algodão e sempre que puder durma sem calcinha para ventilação do aparelho genital.

 

Para uma gravidez segura e saudável é essencial o pré-natal, pois assim o médico poderá acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê e a saúde da mamãe, pois são solicitados vários exames, sendo repetidos de três em três meses, diagnosticando de forma precoce qualquer complicação que venha a surgir durante a gestação.

AGENDAR CONSULTA

Postagens relacionadas

Acesse conteúdos sobre temas relevantes, inovações e novidades da área da saúde, preparados para manter você informado sobre as tendências e descobertas.
Veja mais