As mamas são sinais de feminilidade e responsáveis pela produção do leite materno, o mastologista é quem cuida da saúde desses órgãos.
Mastologia é a especialização médica que cuida da prevenção e tratamento de doenças que acometem as mamas. É preciso antes cursar medicina, ginecologia e depois se especializar na área.
Um mastologista deve ser procurado quando o aspecto das mamas estiver diferente como tamanho, aparição de manchas, coceira, caroços, secreção sem estar grávida ou dores. É preciso fazer periodicamente exames de rotina para prevenção de doenças como câncer de mama.
Conhecer a anatomia mamária ajuda na observação de sinais e sintomas. Na maioria das vezes em que elas são examinadas não há complicações ou descoberta de doenças graves, mas é preciso manter os cuidados.
Mamas
As mamas também são conhecidas como glândulas mamárias, as quais são um órgão em par, ou seja, existem duas no corpo feminino. Localizadas na parte superior do tórax e apoiadas sobre o músculo peitoral maior, podem se estender da segunda à sexta costela de forma vertical e do osso esterno até a linha axilar anterior na horizontal.
A composição dessa glândula vai desde os lobos, responsáveis por produzir o leite materno, passando pelos dutos, pequenos canais que transportam o alimento até o mamilo, e o estroma que é um tecido adiposo e conjuntivo que envolve os lobos, dutos, vasos sanguíneos e linfáticos. Na parte externa da mama há a aréola e o mamilo.
Como doença mais conhecida que acomete as mamas existe o câncer que por sua vez há diferentes tipos. Essa patologia é causada pela multiplicação desordenada de células anormais mamárias que juntas desenvolvem um tumor. Por isso, prevenir qualquer doença é necessário.