Manchas na pele (Melasma)
O melasma, também chamado de cloasma, é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face.
As manchas que aparecem principalmente na região das maçãs do rosto, da testa e do buço são resultado de uma alteração hormonal, seja pelo uso da pílula ou gravidez, ou pela exposição exagerada ao sol. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.
Essas manchas não têm caráter carcinogênico e seu aparecimento não traz maiores prejuízos à saúde, porém são bastante visíveis, causando incômodo e afetando a autoestima da mulher.
O aparecimento dessas manchas está relacionado a diversos fatores como predisposição genética, exposição solar excessiva e alterações hormonais.
Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.
Previna-se
- Use filtro solar todos os dias e lembre da reaplicação;
- Evite a exposição excessiva ao sol e ao calor;
- Resfrie a pele sempre que necessário: a aplicação da água termal é uma ótima alternativa;
- Utilize proteções físicas, como chapéu e guarda-sol.
Tratamentos
Medicamentos tópicos, cremes específicos:
- Peelings ácidos;
- Lasers e Luz Intensa Pulsada;
- Microagulhamento, derma roller , dermapen;
- Medicamentos orais.
O uso correto do fotoprotetor é indispensável durante todo o tratamento e também em sua manutenção.
Converse com o seu médico dermatologista para que ele possa indicar os melhores tipo de produtos para a sua pele e, ainda, o tratamento ideal para o seu caso!