Artigos e notícias

outubro 1, 2021

O que devemos saber sobre a avaliação pré-anestésica?

 

O que é e para que serve a avaliação pré-anestésica?

 

A avaliação pré-anestésica tem uma importância muito grande no processo de uma cirurgia, é nessa fase que acontece o primeiro contato do paciente com o médico anestesista e ele relata toda a trajetória clínica, uso de medicamentos, as alergias de alimentos e remédios, medos, dúvidas e problemas de saúde.

 

Além disso, essa avaliação ajuda a diminuir os riscos clínicos da cirurgia e facilita a identificação, tratamento e criação de planos de manejo clínico intra operatório, evitando alterações do estado físico-clínico do paciente, uso desnecessário de medicamentos e técnicas anestésicas e analgesia.

 

Isso garante o bem-estar e segurança do paciente para que o procedimento cirúrgico corra da melhor e mais segura maneira possível.

 

Como funciona a consulta?

 

Durante a consulta o anestesiologista informa os pacientes sobre todos os procedimentos e cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da cirurgia, entre eles:

 

-Período de jejum pré-operatório;

-Técnica e escolha da anestesia que o paciente será submetido para sua cirurgia, assim como a orientação e explicação da analgesia pós-operatória;

-Prescrições das medicações habituais que o paciente deverá receber ou evitar tomar antes ou no dia cirúrgico;

-Orientações de medicamentos ansiolíticos (calmantes) na véspera da cirurgia, para não provocar sintomas de ansiedade ou insônia;

-Informações sobre possíveis complicações ou efeitos indesejáveis pós-anestésico como tremores, dores, náuseas e vômitos;

-Solicitação para retirada de próteses dentárias móveis como dentaduras, pivôs e pontes;

-Recomendação para, no dia da cirurgia, não usarem cosméticos ou assessórios;

-Proibição do consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, por pelo menos 24 horas antes da intervenção cirúrgica.

 

Por último, depois de toda a avaliação e recomendações, o paciente assina o Termo de Consentimento Informado, para atestar a liberação para ser submetido a anestesia para cirurgia. O documento é anexado ao prontuário na hora de internar o paciente.

AGENDAR CONSULTA

Postagens relacionadas

Acesse conteúdos sobre temas relevantes, inovações e novidades da área da saúde, preparados para manter você informado sobre as tendências e descobertas.
Veja mais