O que é psoríase?
Por Rio Branco Centro Médico
17/08/2021 17h37
A psoríase é uma doença inflamatória, com alterações no sistema imunológico, geneticamente determinada; é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que mais frequentemente aparecem no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
Embora seja crônica, não é contagiosa, surge principalmente entre os 30 e os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância.
O fator de risco mais significativo, para desenvolver a doença, é o histórico familiar. Quanto mais parentes diagnosticados com a doença tiver, mais chances de contrair a doença.
A maioria das pessoas imagina que psoríase só existe apenas de um jeito, mas, a doença se apresenta em diferentes tipos:
Psoríase vulgar
A forma mais comum da doença. É caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes e prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
Psoríase invertida
Nela, surgem lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras, como na virilha e nas axilas.
Psoríase Gutata
Pequenas lesões localizadas, associadas a infecções. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas, bem próximas aos ombros e quadril, e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.
Psoríase Ungueal
Neste tipo da doença, surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas das mãos.
Psoríase Artropática
Em cerca de 8% dos casos, pode estar associada a comprometimento das articulações. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações.
Psoríase Postulosa
A psoríase pustulosa pode ocorrer por dois motivos: complicação da psoríase em placa ou resultado da interrupção do tratamento da doença. Esse tipo da doença aparece em menos de 5% das pessoas que a possuem.
Psoríase Palmo-plantar
As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
Psoríase Eritrodérmica
A psoríase eritrodérmica é um dos tipos mais raros de ocorrer, mas um dos mais graves da doença. Ela pode aparecer em forma de manchas vermelhas escamosas que cobrem o corpo inteiro, comprometendo a proteção da pele.
Sintomas
Variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir:
- Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
- Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;
- Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
- Coceira, queimação e dor;
- Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
- Inchaço e rigidez nas articulações.
Em casos de psoríase moderada pode haver apenas um desconforto por causa dos sintomas; mas, nos casos mais graves, pode ser dolorosa e provocar alterações que impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Assim, o ideal é procurar tratamento o quanto antes.
A psoríase tem tratamento e as crises podem ser controladas com um programa de tratamento prescrito pelo seu dermatologista.