O que é a obstetrícia?
A palavra obstetrícia vem do Latim “obstetrix” e quer dizer “ficar ao lado”, isso porque o profissional obstetra acompanha e assiste a paciente durante a gravidez, o parto e no período logo após o nascimento da criança, geralmente nos primeiros 28 dias de vida.
Além disso, a obstetrícia lida com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e por isso pode ser associada a ginecologia, já que as duas especialidades trabalham para garantir uma boa qualidade de vida à paciente durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher.
O pré-natal:
O médico obstetra é responsável também pelo pré-natal, período de acompanhamento com a gestante e realização de exames periódicos que ajudarão a ter uma gravidez mais tranquila. Esse profissional solicita testes como:
•Curva glicêmica, um exame de sangue que auxilia na detecção da diabetes gestacional;
•Urina, aponta se há sangramento ou presença de bactérias, pus (leucócitos), proteínas e hemácias;
•Fezes, mostra a presença de parasitas no intestino ou uma possível anemia, quadro que é intensificado em algumas gestantes;
•Hemograma completo, avalia todos os componentes presentes no sangue, a quantidade de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos;
•Sorologia, para identificar hepatites virais B e C, HIV, VDRL e citomegalovírus que prejudica o desenvolvimento do feto.
•Ultrassonografias, além de acompanhar o desenvolvimento do bebê, também orienta o médico a saber qual a melhor opção de parto realizar.
Quando devo procurar um obstetra?
O especialista em obstetrícia deve ser procurado em cada momento da sua gravidez, o acompanhamento com esse profissional é de extrema importância.