A otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio, ou seja, o otorrinolaringologista é responsável por tratar e prevenir doenças e distúrbios da orelha, nariz, garganta e estruturas corporais relacionadas.
Otorrinolaringologistas também são conhecidos como otorrinos, e prestam cuidados médicos e cirúrgicos.
Diagnosticam e gerenciam doenças dos ouvidos, nariz, seios da face, laringe (boca), boca e garganta, bem como estruturas do pescoço e da face.
- Orelhas: O tratamento dos distúrbios auditivos é exclusivo dos otorrinolaringologistas. Os homens são mais propensos do que as mulheres a ter perda auditiva em adultos entre 20 e 69 anos de idade.
- Nariz: A sinusite crônica é uma das queixas médicas mais comuns nos EUA, com cerca de 35 milhões de adultos diagnosticados com o desenvolvimento desta doença a cada ano. O manejo da cavidade nasal também inclui o tratamento de alergias e problemas com o olfato.
- Garganta: O diagnóstico e tratamento das doenças laríngeas e do esôfago superior são de responsabilidade dos otorrinolaringologistas. Estes incluem dificuldades vocais e deglutição.
- Cabeça e pescoço: otorrinolaringologistas também podem tratar doenças e distúrbios que afetam a face, cabeça e pescoço. Estes incluem doenças infecciosas, traumas, deformidades e cânceres. Pode haver algum cruzamento nesta área com outras especialidades, como dermatologistas e cirurgiões orais.
Existem sete focos no campo da otorrinolaringologia. Alguns otorrinolaringologistas realizarão estudos adicionais para se especializar em um deles e limitar seus serviços à sua especialidade.
Quais são as áreas de atuação?
- Alergia: tratamento por medicação, imunoterapia e / ou evitar pólen, poeira, mofo, comida e outras sensibilidades que afetam o ouvido, nariz e garganta.
Trata: febre do feno, rinite sazonal e perene, sinusite crônica, laringite. dor de garganta, otite média, tontura
- Cirurgia reconstrutiva facial: tratamento cirúrgico cosmético, funcional e reconstrutivo de anormalidades da face e pescoço e orelha
Trata: desvio de septo, rinoplastia (nariz), face lift, fenda palatina, pálpebras caídas, perda de cabelo e outras deformidades da orelha
- Cabeça e pescoço: tumores cancerosos e não cancerosos na cabeça e pescoço (nariz / seios da face, boca, garganta, caixa de voz e esôfago superior), incluindo a tireóide e paratireóide.
Trata: caroço no pescoço ou tireóide, câncer da caixa de voz
- Laringologia: distúrbios da garganta, incluindo problemas de voz e deglutição
Trata: dor de garganta, rouquidão, distúrbio de deglutição, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), infecções e tumores
- Otologia/Neurotologia: doenças do ouvido, incluindo trauma (lesão), infecção, tumores benignos e distúrbios das vias nervosas, que afetam a audição e o equilíbrio.
Trata: infecção do ouvido, ouvido do nadador, perda auditiva, ouvido, face ou dor no pescoço, tontura , zumbido nos ouvidos (zumbido)
- Otorrinolaringologia pediátrica: doenças em crianças com problemas otorrinolaringológicos especiais, incluindo defeitos congênitos da cabeça e pescoço e atrasos de desenvolvimento
Trata: infecção do ouvido (otite média), amígdalas e adenóide, problemas nas vias aéreas, asma e alergia / sinusite, tumores no pescoço.
- Rinologia: distúrbios do nariz e seios da face
Trata: sinusite, sangramento do nariz, nariz entupido, perda do olfato, pólipos, tumores
A maioria das condições otorrinolaringológicas pode ser diagnosticada por meio do exame físico, o que significa que os otorrinolaringologistas adotam uma abordagem prática para o atendimento ao paciente.